Que tal trabalhar o Dia do Índio através de análise de um cartaz colorido sobre o tema ?

Este poema trabalha as palavras de origem indígena que usamos e que muitas vezes não temos conhecimento.O PDF possui o mesmo texto, colorido , sendo um em letra cursiva e um em letra bastão .

Sabemos que a herança dos povos indígenas foi decisiva para que o Brasil se tornasse o país multicultural dos dias de hoje.
A contribuição dos povos indígenas à formação da nação brasileira vai além de um conjunto de palavras, objetos, espécies domesticadas e técnicas de manejo do ambiente. A constituição do Brasil como um país multicultural se deve, sobretudo, à presença de centenas de grupos indígenas que habitam seu território e, ainda hoje, são parte constitutiva e atuante da sociedade brasileira. Atores fundamentais no início da colonização, os índios lutaram ao lado dos europeus ajudando a definir os limites do território nacional.
A diversidade cultural e linguística dos povos indígenas influenciaria os modos de ser da população mestiça que, a partir da mistura de diferentes matrizes, caracterizaria a população brasileira atual.   

No Brasil, existem hoje cerca de 180 línguas indígenas diferentes. Desde o século XVI, o contato  entre as línguas nativas e as europeias, sobretudo o português, fomentou processos de transformação linguística por todo o território. Cerca de metade das línguas indígenas existentes na época foi extinta pelo violento processo colonial.
As principais línguas tupi-guarani faladas pelos habitantes do litoral (o tupinambá e o guarani) foram sistematizadas já no início da colonização. Seu uso por missionários jesuítas não se limitava apenas à comunicação com os indígenas, como comprovam as mais de 30 composições líricas e dramáticas escritas em tupinambá por José de Anchieta. Essa língua era chamada de língua brasílica no século XVII e, nos pontos mais longínquos da administração colonial, era usada como língua corrente entre portugueses e seus descendentes (predominantemente mestiços) e escravos africanos.

Este texto pode ser utilizado como ficha de leitura , como interpretação de texto. Use a criatividade !

Espero que tenham gostado e que eu possa ter contribuído de alguma forma para enriquecer sua aula . Siga-nos no instagram @ideias_e_palavras e deixe seu feedback. Vou adorar saber sua opnião !

Para baixar o arquivo em PDF CLIQUE AQUI !

Use a senha : IDEIASEPALAVRAS

NÃO COMPARTILHE AS IMAGENS , MAS SIM O LINK DO POST!:-)

Conto com você para compartilhar somente usando o link da postagem original.

Lembrando que é proibido compartilhar a imagem desvinculada ao blog, assim como postar em outras páginas, compartilhar em grupos de Whatsapp ou Facebook, pois todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – Que proibe cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.

Envie o link do blog! Assim, mais pessoas conhecem o meu trabalho.Obrigada pela sua visita e apoio ! 

Gostou de algum post? Compartilhe corretamente e ajude a divulgar meu trabalho!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *