Um dos objetivos à partir do 1 ano do ensino fundamental é a aprendizagem da leitura e da escrita , que acontece de
forma processual e passa por etapas .

Alfabetizar é colocar em prática este processo, é levar aos alunos, leituras interessantes que produzam uma identificação com a vivência diária de cada um.

A leitura não deve ser vista unicamente limitada à transmissão de conteúdos , mas deve visar formar o hábito de leitura como aquisição de conhecimentos para a vida.

Ela precisa ser aplicada com encantamento e com o lúdico para que, desta forma , a criança motive-se a aprender mais e mais .

Sendo que a capacidade leitora não vem automaticamente, ela precisa ser exercitada e ampliada em diversas atividades, e a mediação e intervenção do professor é muito importante, pois, favorecerá uma maior compreensão das crianças.

No processo de construção da aprendizagem da leitura as crianças cometem “erros”.

Os erros , não DEVEM ser vistos como faltas ou equívocos, eles são esperados, pois servem de análise para aprendizagem . E errar , e ter a compreensão dos erros permite as crianças avançarem, com as intervenções feitas pelo professor, e então posteriormente superá-los.

Realizar um diagnóstico frequente do desenvolvimento da leitura de cada aluno é uma prática que possibilitará estas intervenções e um pontual desenvolvimento de cada etapa da formação de um bom leitor.

Para contribuir com a avaliação deste desenvolvimento produzimos estas etiquetas para avaliação da leitura , dirigido a profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem, principalmente os professores alfabetizadores, sobre a importância e construção da leitura e escrita na alfabetização.


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SENHA : IDEIASEPALAVRAS

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